Os quiropraxistas nomeiam os desalinhamentos articulares de “subluxação”, e os procedimentos de correção são chamados de “ajustes”. Existem diversas técnicas de ajustes das subluxações, dentre as quais se destacam:
Técnica diversificada/Gonstead: são movimentos realizados com as mãos em uma articulação, a fim de alinhá-la e restaurar sua mobilidade normal. Se feito por um profissional graduado é seguro além de ser específico na articulação comprometida.
Os ajustes manuais geralmente são acompanhados por um estalo, o estalo nada mais é que a liberação de gás causada pela alteração na pressão do líquido dentro da articulação.
Técnica Thompson: a maca de quiropraxia funciona como um instrumento de ajuste. Ela se diferencia por ser dividida em um sistema de drops (alavancas). Para fazer a manobra o quiropraxista se utiliza desse sistema que permite controle da força e velocidade aplicada. É um ajuste bastante aceito pelos pacientes, uma vez que não são ouvidos os estalos.
Protocolo de Ativador (activator method): essa técnica utiliza um instrumento chamado ativador que dispara um impulso rápido e indolor na articulação.
O ativador tem um protocolo de uso onde são realizados testes específicos para determinar a disfunção articular. Ao utilizar esse protocolo o paciente tem toda sua coluna ajustada somente com essa técnica. Outra forma de usar o ativador é em pontos específicos da coluna, sendo utilizado em conjunto com outras técnicas.
Técnica Sacro-Occipital (SOT): o objetivo do SOT é tratar alterações no posicionamento dos ossos do crânio, da coluna e da pelve que estejam prejudicando de forma direta ou indireta o fluxo do líquor (líquido que passa pela medula espinhal).
Utiliza-se de blocos que são colocados na região pélvica conforme avaliação prévia. Essa técnica é bastante utilizada tendo ótimos resultados no tratamento para hérnias discais.
Kinesio tape (bandagem elástica): é uma técnica da quiropraxia, hoje utilizada por outros profissionais da saúde. Caracteriza-se pela aplicação de fitas adesivas, hipoalergênicas e sensíveis ao calor, sem substâncias químicas e medicamentosas.
A fita tem várias finalidades, e conforme aplicada corrige a função muscular, diminui processos inflamatórios, diminui edemas, melhora a circulação sanguínea e linfática, alivia a dor, auxilia na mobilidade articular. Depois de aplicada, a fita permanece colada por aproximadamente 4 dias, e neste período o paciente é orientado a manter sua rotina normal.
Liberação miofascial (trigger points, ART, Graston): são técnicas que visam o relaxamento de músculos, fáscias e tendões. Cada uma das técnicas tem uma forma de aplicação, sendo que a escolha da técnica dependerá da avaliação de cada paciente.
Na Linea Quiropraxia você passará por uma avaliação criteriosa, que nos permitirá escolher a melhor abordagem de tratamento para você. Estamos comprometidos com sua saúde e bem-estar.