É uma profissão na área da saúde que se dedica aos cuidados da coluna vertebral e demais articulações do corpo. Atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de disfunções neuro-músculo-esqueléticas, ou seja, o quiropraxista detecta interferências nervosas ocasionadas por músculos e articulações em desequilíbrio.
Para um melhor entendimento, a quiropraxia tem o enfoque na relação existente entre coluna e sistema nervoso central. O nosso cérebro se conecta com a medula espinhal, que é quem transmite os estímulos neurológicos para o funcionamento do nosso corpo. Da medula emergem os pares de nervos, e é através deles que os estímulos chegam a cada célula, tecido e órgão. O movimento inverso também ocorre, uma vez que algum órgão ou tecido estiver lesionado, o cérebro processará a informação como doença, dor ou desconforto.
É a nossa coluna que protege esse sistema tão importante, por isso, movimentos inadequados, má postura, quedas, acidentes, estresse, sedentarismo, entre outros, podem desalinhar as vértebras da coluna, causando uma interferência na comunicação cérebro-corpo, o que se manifestará em dor, desconforto, perda da função, dentre outros.
A quiropraxia cuida desses problemas e também evita que eles ocorram, tendo o poder de aumentar sua resistência física e imunológica, revitalizar sua energia, melhorar seu empenho profissional e esportivo, potencializar sua saúde, e lhe proporcionar mais qualidade de vida.